SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue66SYSTEM OF ASSESSMENT OF SCHOOL PERFORMANCE TWO BRAZILIAN STATES: SYSTEMATIC REVIEW OF SCIENTIFIC PRODUCTION ABOUT EMPIRICAL RESEARCH (1996 - 2022)CONTEMPORARY TRANSVERSAL THEMES FROM A CRITICAL PERSPECTIVE: TEACHERS IN THE PROCESS OF EMPOWERMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SILVA, Mardem Michael Ferreira da  and  DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. DESTINO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE UM CURSO NOTURNO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e23502.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.23502.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o destino profissional de egressos do curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. O objetivo principal desta investigação acadêmica foi constatar para onde foram os egressos do referido curso, ao concluírem a graduação, e por qual motivo ingressaram, ou não, na docência. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionário virtual a licenciados que concluíram o curso de graduação entre 2007 e 2017. Os resultados revelaram um alto percentual de evasão do magistério - cerca de 62% dos egressos não exerciam a profissão para a qual foram habilitados, e boa parte daqueles que permaneceram na docência o fizeram devido ao que a docência representa, para eles, em sua essência e não à maneira como ela acontece no cotidiano. Uma das principais conclusões deste estudo é que a “fuga” do magistério da educação básica e o êxodo dos professores para outros campos de atuação estão intimamente relacionados aos baixos salários oferecidos, às condições aviltantes de trabalho às quais os professores são submetidos e à discordância entre o que se idealiza e o que se aprende na universidade e o cotidiano do trabalho nas escolas de educação básica.

Keywords : profissão docente; formação de professores; abandono docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )