SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue66KNOWING AND TEACHING AFRICA WITH AMADOU HAMPÂTÉ BÂ: THE MOVEMENTS OF AN AFRICAN ANCESTRAL RECONNECTIONCHILDREN'S LITERATURE AND RACIAL RELATIONS: A LOOK AT CONTEMPORARY BOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PEREIRA, Márcia Moreira  and  BRAULIO, Wendell Lopes de Azevedo. LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: LETRAMENTO RACIAL E AFROLETRAMENTO COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO ANTIRRACISTA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e25178.  Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n66.25178.

O presente artigo trata da relação entre a utilização da Literatura Afro-Brasileira na escola como recurso para o desenvolvimento do letramento racial e do afroletramento. Buscando relacionar ambos os conceitos (letramento racial e afroletramento) com práticas vinculadas à utilização social da linguagem, propõe-se, ainda, sua relação com uma formação antirracista, como modo de valorização da identidade brasileira afrodescendente e luta contra o preconceito e a discriminação.

Keywords : literatura Afro-Brasileira; letramento racial; afroletramento; educação antirracista..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )