SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45High intensity democratic management: analysis of a school experience under constructionFormation to teach Mathematics in a Pedagogy course: trails of the discourses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PAULO BALISCEI, João; MORAES AZEVEDO, Laiana  and  CAROLINA CALSA, Geiva. “Macho como um touro”: pedagogias culturais de masculinidades em duas versões da história de Ferdinando, o touro. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e35815.  Epub July 21, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644435815.

O objetivo desse artigo é identificar e analisar as distintas pedagogias culturais sobre masculinidades, oferecidas em filmes de animação direcionados aos sujeitos infantis. Para tal, selecionaram-se duas versões da história do touro Ferdinando, uma de 1938 e outra de 2017, produzidas por estúdios que atualmente pertencem a Disney. As análises, elaboradas a partir dos Estudos das Masculinidades (BADINTER, 1993; CONNELL, 1995; 1997; 2016; KIMMEL, 1998) e do conceito de Pedagogias Culturais (DEPORTE, 2016; DEPORTE E COSTA, 2017), sublinham a hegemonia, cumplicidade, subordinação e resistência como traços das relações de poder que envolvem as construções de gênero. Nas análises, consideramos que, apesar das pressões exercidas pelos demais personagens para que Ferdinando se espelhe em identidades de gênero hegemônicas, nas duas narrativas fílmicas, de maneiras distintas entre si, o protagonista transgride com aquilo que lhe é esperado enquanto “macho” e também enquanto "touro".

Keywords : Estudos das Masculinidades; Gênero; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )