SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Base Nacional Comum Curricular of Physical Education: tensions and demarcationsThe elaboration of practicum reports in pre-service teaching courses: inquiries and challenges of the teacher-student experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PEREIRA DA SILVA, Anicleide  and  CAVALCANTI HEBER PEDREIRA DE FREITAS, Florence. O discurso da comodificação da educação na relação universidade acadêmica e universidade corporativa. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43455.  Epub Mar 19, 2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443455.

Com a intenção de contribuir com estudos relacionados a práticas discursivas e sociais contemporâneas sobre a educação acadêmica e a sua permeabilidade às ideologias gerencialistas que sustentam os discursos da educação corporativa (EC); este ensaio teórico tem o objetivo de contextualizar o fenômeno da comodificação da educação superior, sob a ótica de Norman Fairclough e da teoria social do discurso. Explora construções discursivas em estudos que representam reflexões sobre esse fenômeno na educação superior. Discute como argumentos e formas de concepção sobre universidades corporativas cruzaram o discurso da educação corporativa com a educação acadêmica e como defensores da primeira começaram a argumentar sobre a possibilidade desses centros de treinamento corporativos representarem um modelo alternativo, com fins lucrativos, baseado no mercado e em parcerias entre as instituições de ensino superior, empresas e governos. Conclui com indicação da formação de indústria de produção e difusão de práticas discursivas e sociais da EC; o que faz da EC também um negócio com a comercialização de cursos e outros produtos de gestão, incluindo políticas públicas direcionadas à inovação educacional.

Keywords : Discurso; Educação Corporativa; Comodificação da Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )