SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46The commodification discourse of education in the relationship between academic university and corporate universityWhat is personalized education, anyway? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ARAUJO, Osmar Hélio Alves  and  FORTUNATO, Ivan. A construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43390.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443390.

Neste artigo, buscou-se discutir a construção dos relatórios dos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura a partir de quatro indagações e desafios postos aos docentes-discentes no contexto dos estágios. A primeira indagação proposta busca justamente investigar os motivos para se registrar a experiência de estágios. Em seguida, buscou-se compreender como a construção desses relatórios pode colaborar para que licenciandos se inscrevam na docência. Na terceira indagação, tomou-se como ponto de partida o entendimento de que a construção dos relatórios exige criatividade, materiais e estratégias diversas bem como um arsenal teórico-epistemológico construído e (re)elaborado ao longo do curso de licenciatura. Por fim, a quarta indagação diz respeito a uma necessária articulação fundante entre ensino e investigação no contexto dos estágios supervisionados e a construção dos relatórios. Ao final, espera-se suscitar uma interlocução crítica e contributiva para a construção de uma relação muito mais íntima entre a elaboração dos relatórios de estágio supervisionado e a formação dos licenciandos pela integração entre docência, pesquisa e reflexão.

Keywords : Formação de professores; Estágio Supervisionado; Prática de escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )