SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Continuing teacher training for schools in liberty deprivation unitsReflexivities and Social Research: the dialogic production of reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

RUIZ, Samuel Hilcías Carvajal. Estado y educación en tiempos de la crisis neoliberal: Venezuela, un espacio de resistencia. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e61900.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644461900.

O presente ensaio tem como eixo reflexivo a relação entre Estado e educação a partir da problematização das políticas públicas de cunho neoliberal, a crise que atravessa e suas implicações gerais e específicas, em um cenário específico como o contexto Venezuelano. Para tanto, investiga a situação do sistema-mundo regido por uma espécie de caos ordenado em que a hegemonia cultural e material do neoliberalismo o mergulhou. Esta crise teve impactos adversos assimetricamente na região e, especificamente, na Venezuela; onde apesar das medidas coercitivas unilaterais de bloqueio impostas pelo governo Obama e aumentadas pelo atual governo de Donald Trump, além da submissão colonizada da maioria dos países que estão sob a órbita da Organização dos Estados Americanos (OEA) ao Política de ingerência de Washington comprometida com a política de “mudança de regime”, o país manteve o projeto de transformação estrutural da sociedade venezuelana, com a Constituição da República Bolivariana da Venezuela e o Plano de la Patria (2019 - 2025) como Referenciais teleológicos e programáticos do projeto de políticas públicas que garantam os direitos econômicos, políticos, sociais e culturais, entre eles o da educação.

Keywords : Sistema - mundo; crise global; neoliberalismo; políticas públicas; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )