SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42TRAINING TRAJECTORIES OF YOUNG BRAZILIAN WORKERS: FROM PROMISES TO UNCERTAINTIESSECONDARY EDUCATION IN THE ADULT EDUCATION AND TRAINING CENTERS IN CATALONIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

FRIAS, Mafalda; ALCOFORADO, Luís  and  CORDEIRO, António Rochette. O CASO DOS JOVENS NEM NEM: NOVAS TRAJETÓRIAS, NOVOS DESAFIOS. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.186-216.  Epub May 15, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.7348.

Resumo: A participação dos jovens no mercado de trabalho constitui uma dimensão significativa do seu desenvolvimento pessoal e social, da construção da identidade e do desenvolvimento equilibrado e integrado das sociedades. Sendo o trabalho, ainda, o tempo social dominante, na contemporaneidade, ele é, também, a maneira mais óbvia de, permitindo o acesso a um rendimento, incrementar a autonomia e estruturar a vida quotidiana. Contudo, da evolução global dos mercados e dos sistemas económicos, derivaram consequências particularmente severas para os jovens que, experienciando percursos de carreira mais individualizados e menos previsíveis, enfrentam crescentes dificuldades na concretização dos seus projetos de vida. O progressivo aumento das taxas de desemprego, acompanhado de outras conjunturas desfavoráveis, conduziram à emergência do fenómeno NEET (not in employment, education or training), o qual assume, presentemente, grande centralidade no debate político europeu. Perante o desafio de absorver e integrar os jovens no trabalho, educação ou formação, urge conhecer, refletir e compreender as especificidades desta problemática, marcada pela heterogeneidade de contextos, características, necessidades, fatores de risco e efeitos, com vista ao delineamento de ações estratégicas concertadas que facilitem as transições entre o sistema educativo ou formativo e o mercado de trabalho. Neste artigo, caraterizamos, de forma circunstanciada o fenómeno NEET, recenseamos algumas respostas que têm vindo a ser pensadas e refletimos sobre a necessidade de despertar novos olhares e novas soluções.

Keywords : Jovens Nem Nem; Políticas públicas; Transição escola-trabalho..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )