SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42BASIC DIGITAL LITERACY - REQUIREMENTS AND ELEMENTSPEDAGOGY OF CANOE: MEMORIES AND STORIES OF BLACK WOMEN FROM VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ROSSI, Rafael. FORMAÇÃO DE PROFESSORES CONTRA O DUALISMO DA PELE DE ONAGRO. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.348-361.  Epub May 16, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6249.

Resumo: O presente texto é instrumento por meio do qual abordamos a importância dos conhecimentos clássicos na constituição da formação de professores. Para atingir este objetivo, partimos da dinâmica entre apropriação e objetivação a partir das contribuições da ontologia lukacsiana. Abordamos o conto “A Pele de Onagro” de Balzac como recurso para demonstrar a tese de que a apropriação dos conhecimentos clássicos numa orientação crítica ontológica é indispensável para uma ampliação e aprofundamento da concepção de mundo e de sociedade dos alunos e não o seu rebaixamento. Isto demanda um esforço teórico e ao mesmo tempo prático. Teórico no sentido de compreender os aspectos formativos dos seres humanos ao longo da dinâmica de reprodução social e, também, no que se refere à identificação das formas mais desenvolvidas do conhecimento. Ao mesmo tempo e indissociavelmente está o desafio prático em concretizar ações educacionais que possibilitem a elevação do nível intelectual dos alunos.

Keywords : Formação de Professores; Educação; Conhecimento..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )