SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42TEACHER TRAINING AGAINST ONAGRO SKIN DUALISMCROSSINGS AND DISSOCIATIONS BETWEEN RURAL AND COUNTRYSIDE EDUCATION: A STUDY OF THE “CAMPO ABERTO” DIDACTIC SERIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ALMEIDA, Maria das Dores do Rosário  and  CUSTODIO, Elivaldo Serrão. PEDAGOGIA DAS CANOAS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DAS MULHERES NEGRAS DA VILA DO CARMO DO MACACOARI-AP. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.362-381.  Epub May 16, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6252.

Resumo: Neste artigo, procurou-se compartilhar a Metodologia das Canoas, como possibilidade de (re)construir histórias e memórias esquecidas das mulheres negras da Vila do Carmo do Macacoari-AP nas historiografias e (re)contar novas histórias a partir de experiências de vida. Com base nos métodos qualitativo, descritivo (análise documental) e de pesquisa bibliográfica, tendo como referência a pesquisa-ação, abordaram-se as premissas da metodologia e descreveu-se também o caminho percorrido para estruturar as suas fases e interfases. Concluiu-se que a Metodologia das Canoas é uma ferramenta que pode ser aplicada em estudos científicos para desvelar sujeitos anônimos que vivenciaram histórias de suas comunidades, assim como contribuir para a preservação da memória de grupos, povos e comunidades tradicionais excluídos das historiografias.

Keywords : Memória e história; Mulheres negras amazônicas; Pedagogia das canoas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )