SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42EGRESS FROM A MASTER EDUCATION COURSE: PROFILE, AND TEACHING PROFESSIONAL DEVELOPMENTTHE BOOM OF THE TEACHERS STRUGGLE IN PORTUGAL FACING THE INTENSIFICATION OF THE PRECARIOUSNESS OF WORK IMPOSED BY NEW PUBLIC MANAGEMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

VIANNA, Luciano José. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA DISCIPLINA HISTÓRIA MEDIEVAL I. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.461-483.  Epub May 16, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6482.

Resumo: Neste artigo, nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre a formação de professores de História para a Educação Básica através da prática docente na disciplina História Medieval I na Universidade de Pernambuco/campus Petrolina. Para isso, analisamos aspectos temáticos com textos de diversos autores e autoras medievalistas; produções voltadas para a formação de professores, através dos estudos de Cruz e Hobold (2018), Fazenda (2012), Gadotti (1995), Lüdke (2012), Macedo (2013), Pimenta (2005), Santos (2012) e Schmidt (2004); e os aspectos didáticos, por meio dos estudos de Bergmann (1989-1990), Bittencourt (2004), Guimarães (2016), Libâneo (2006), Lück (1995) e Santos, Silva Júnior e Sousa (2016). Inicialmente, apresentamos a proposta da disciplina História Medieval I, especificando principalmente os conteúdos trabalhados na mesma. Em seguida, abordamos a dinâmica da disciplina, apresentando os conceitos trabalhados, a diversidade temática e o exercício de desconstrução das ideias pré-concebidas sobre o período. Posteriormente, voltamos nossa atenção para o viés interdisciplinar aplicado na disciplina e nos atentamos às propostas da BNCC voltadas para o Ensino Fundamental. Como considerações finais, destacamos a principal característica da disciplina com a abordagem de temas contemporâneos de demanda social para auxiliar na formação de professores e na construção da cidadania dos discentes da Educação Básica.

Keywords : Educação básica; Formação docente; História Medieval..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )