SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25The monumental Building of the Kindergarten annex to the Normal School of São Paulo: demolition of an Republic emblem (São Paulo, 1896-1939)Are we living the end of democracy? a defence of the “free” time of the university and school in an era of authoritarian capitalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

PANIZZOLO, Cláudia. O cotidiano de crianças italianas do lado de lá e de cá do oceano Atlântico: algumas considerações sobre a infância entre fins do século XIX e início do século XX. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020045. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020045.

Condições objetivas favoreceram a emigração, determinadas e, muitas vezes, acompanhadas de um conjunto bastante complexo de transformações que ocorriam na Europa. As crianças compuseram um grupo social que, sozinhas, acompanhadas por adultos ou juntamente com seus pais, saíram da Península Itálica, na maioria das vezes, em meio à fome e à miséria. O presente texto tem por objetivo investigar o cotidiano marcado pelo trabalho vivido por crianças italianas, sobretudo, das camadas menos favorecidas, desde antes do embarque até a chegada em São Paulo, entre as décadas finais do século XIX e o início do século XX. Ancorado nos referenciais da História Cultural e na História da Infância e tendo a análise documental como procedimento adotado, o presente texto tem como fontes: jornais, relatórios consulares, anuários da instrução pública e publicações. Tomando a História da Infância como sendo a história da sociedade, da cultura, dos adultos com relação à criança, buscou-se investigar a infância a partir dos contextos histórico e social, ainda que existam permanências ao longo do tempo e em diferentes lugares quanto à garantia de direitos e proteção. As fontes estudadas apontam que, com o passar dos anos, ao menos uma parte das crianças italianas ou ítalo-descendentes começou a frequentar a escola, o que pode indicar um ingresso mais tardio ou menos precoce no mundo do trabalho, ou ainda, que para muitas crianças o tempo tenha passado a ser ocupado, simultaneamente, pelas atividades da escola e do trabalho. A história das crianças imigrantes italianas se assemelha à história das crianças nascidas no Brasil, uma história marcada pela privação, pelo abandono, pela fome e exploração

Keywords : Crianças; Infância; Imigração infantil; Trabalho infantil.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )