SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Instrumental rationality, fascism and education in contemporarityEducation for universality and nonviolence according to Eric Weil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

FREITAS, Ana Lúcia Souza de  and  MELLO, Ana Paula Bopp de. Uma boa Educação para além do aprenderismo: considerações acerca do pensamento de Gert Biesta. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, edossie.5. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.5.

O artigo apresenta um estudo teórico sobre o pensamento de Gert Biesta, filósofo e educador holandês, internacionalmente reconhecido como referência no campo da Pedagogia Crítica. Tem como objetivo pôr em discussão o conceito learnification, criado pelo autor e posteriormente traduzido por aprenderismo, considerando ser esse uma importante referência para orientar estudos e práticas na perspectiva de problematizar o discurso educacional dominante. Como método, apresenta um procedimento complementar aos estudos bibliográficos, qual seja, a análise de vídeos referentes a palestras disponibilizadas pelo autor no ambiente virtual YouTube. Com base na Análise Textual Discursiva (ATD), foram tomados como objeto de estudo três vídeos, a saber: “Good education in the age of measurement”; “Being home in the world” e “The beautiful risk of education”. Os vídeos correspondem, respectivamente, a palestras realizadas pelo autor, em diferentes eventos educacionais, entre os anos de 2013 e 2017, perfazendo um período de seis anos e contando com um intervalo de dois anos entre cada palestra selecionada. Resulta deste estudo uma compreensão ampliada do conceito, cuja complexidade buscamos expressar a partir de quatro palavras-chave: mensuração, qualificação, mercantilização e egocentrismo. Cada uma das referidas palavras-chave dá pistas para compreender o conceito, bem como para sugerir a continuidade de estudos sobre o pensamento do autor. Nesse sentido, as considerações finais apresentam questionamentos, com vistas ao aprofundamento de estudos, convidando ao diálogo. Como conclusão, reitera-se a importância do pensamento de Gert Biesta e a relevância da compreensão acerca do conceito learnification/aprenderismo, concebendo-o como significativa contribuição para orientar estudos e práticas no campo da Pedagogia Critica, na perspectiva de pensar/fazer uma boa Educação na era da mensuração.

Keywords : Learnification; Aprenderismo; Pedagogia Crítica; Gert Biesta; Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )