SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The spectacularization of oneself in social media: The spectator-reader and the pedagogies of visibilityEducation for humanization in the. perspective of the ethics of otherness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

BOUFLEUER, José Pedro; COSSETIN, Vânia Lisa Fischer  and  JOHANN, Maria Regina. Pesquisa: três dimensões formativas. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022020.  Epub Mar 10, 2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022020.

Este artigo apresenta a pesquisa como princípio formativo e destaca a sua relevância para a dimensão do conhecimento e da aprendizagem, trazendo evidências de que ela é o modo humano de conhecer e compreender. Objetiva-se chamar a atenção para diferentes dimensões formativas da pesquisa que, em certo sentido, podem ser situadas como pressupostas ou anteriores a quaisquer modalidades, métodos, tipos ou estratégias de sua realização específica. Nessa direção, a pesquisa pode ser compreendida, em termos gerais, como constituidora do modo de ser humano e, em termos específicos, do modo de ser estudantil e docente. Para tanto, argumenta-se que a linguagem é um traço distintivo dos humanos que lhes permite simbolizar, interpretar, compreender e transformar; tais aspectos permitem dizer que a constituição do mundo humano é uma autocriação. Por fim, destaca-se a pesquisa como esforço para compreender as situações práticas mediante o recurso a categorias teóricas e/ou interpretativas e como uma atividade humana de fundamental importância, que tem nas instituições educativas um lugar privilegiado para a sua otimização, na medida em que inter-relaciona o ensino, a pesquisa e a experiência prática da vida.

Keywords : Compreensão; Educação; Formação; Cocriação; Pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )