SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Coração: a secular reading and its presence in BrazilDialogical action for critical formation: civic pedagogy and democratic resistance against Eurocentrism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

MAGALHAES, Justino. Modos e práticas leitoras, desafios do digital. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022009.  Epub Mar 10, 2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022009.

Cultura escrita, alfabetização e escolarização assinalam a longa Modernidade de mais de quatro séculos na História do Mundo Ocidental. A cultura escrita congrega informação, conhecimento, pensamento, acção. A aculturação escrita constituiu condição e factor de conhecimento, cidadania e humanitude. Desde finais da Idade Média, com a difusão do papel e a mecanização da tipografia, o mundo da leitura alterou-se, em reflexo da maior divulgação do livro impresso. Na transição do Antigo Regime, a leitura e a escrita eram práticas usuais na esfera do Estado e da administração pública, e tornavam-se condição de cidadania. A escola tornou a leitura obrigatória. No decurso de Oitocentos, a progressiva universalização da alfabetização escolar e a constituição da esfera pública beneficiaram de avanços técnicos no mundo editorial, na vulgarização do livro, na disseminação de periódicos, na criação de bibliotecas. No século XX, a cultura de massas através do livro, do áudio e do cinema trouxe a omnipresença da leitura, cujos índices cresceram até final do século. Mas desde a década de oitenta que o digital e os novos modos de ler só em parte vêm suprindo a desvalorização das formas tradicionais de cultura e leitura.

Combinando a evolução da cultura escrita, do livro e dos modos de ler, estrutura-se uma sequência de quadros históricos: i) ciclo centrado no impresso e no livro, que se acentuou com a Ilustração – ordem do livro, falar como um livro, aprender pelo livro; ii) ciclo caracterizado por novos modos de ler e novos leitores – o leitor escolar e “nações a ler”; iii) ciclo que se acentuou na segunda metade de Oitocentos, de aculturação de massas centrada no impresso, no livro, no periódico e nas bibliotecas; iv) ciclo que se prolongou até à viragem do século XX, de universalização de leitura do impresso e do audiovisual, com relevo para a rádio, o cinema e a televisão – esta em espaços domésticos, caracterizado pela cultura de massas e pela globalização; v) o ciclo actual, de universalização do digital com novos modos de aculturação e comunicação. Traçarei uma panorâmica histórica da aculturação e sociabilidade pela leitura e pela escrita, tendo como referência estes ciclos.

Keywords : Digital reading; Modos e práticas leitoras; Livro; Biblioteca; Leitura digital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )