Revista Exitus
On-line version ISSN 2237-9460
Abstract
PERALES, Heloisa Lima and AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Docência em história no ensino médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo. Rev. Exitus [online]. 2020, vol.10, e020087. Epub Mar 28, 2022. ISSN 2237-9460. https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1id967.
Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a prática pedagógica do professor de História de Ensino Médio, em turma regular, com a presença de aluno surdo, em uma escola pública de Natal-RN. Analisa como o professor planeja suas aulas, estrutura suas práticas e produz e/ou utiliza materiais didáticos com atenção aos alunos surdos. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como pesquisa de campo à luz da metodologia colaborativa, pautada na abordagem de pesquisa qualitativa, que contribuiu para a conscientização da professora sobre as necessidades específicas do aluno surdo e motivou mudanças atitudinais que se refletiram na sua prática pedagógica e, por consequência, na produção de recursos didáticos.
Keywords : Fontes Históricas; Ensino de História; Formação de Professores.