SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue03A “liberdade de ensino” e os fundamentos da ação política do segmento privado no Brasil entre 1945 e 1964Em defesa da imagem do Brasil no exterior: Frederico José de Santa-Anna Nery e a escrita da história da educação no Império author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SANTOS, Ademir Valdir dos. Educação e nacionalismo: configurando a escola primária catarinense na Era Vargas. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2010, vol.10, n.03, pp.83-111. ISSN 2238-0094.

Este trabalho objetiva demonstrar como a educação escolar foi utilizada pelo projeto de nacionalização. Foram analisadas fontes primárias de escolas dos anos 1930-1940. Investigamos as estratégias para a formação da brasilidade que buscaram transformar as escolas alemãs nas comunidades catarinenses, usando a gestão e as práticas pedagógicas para a construção de valores e atitudes patrióticos. No escopo de reconfigurar a particular organização das instituições escolares, buscou-se a eliminação e transformação de aspectos de sua identidade. As políticas educacionais e práticas educativas visaram desenvolver as atitudes prescritas pelo nacionalismo, parametrizando por questões étnico-culturais o processo histórico de configuração da escola primária.

Keywords : Educação; Nacionalismo; Escola Primária; Práticas Pedagógicas; Santa Catarina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )