SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue03Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primárioA lei n. 5.692/71 e a obrigatoriedade da educação artística nas escolas: passados quarenta anos, prestando contas ao presente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

BRITO, Silvia Helena Andrade de. O ensino de sociologia e a organização do trabalho didático no Colégio Pedro II (1925-1945). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2012, vol.12, n.03, pp.95-124. ISSN 2238-0094.

Este artigo tem como objeto o ensino de sociologia no Colégio Pedro II, entre 1925 e 1945. Seu objetivo é explicitar como se entrelaçam uma dada organização do trabalho didático e o ensino de sociologia, considerando a relação educativa e os instrumentos de trabalho utilizados para o ensino dessa disciplina. Suas fontes primárias são as atas da Congregação; programas de ensino e textos escolares de sociologia. Concluindo, as análises realizadas permitiram mostrar a relação educativa estabelecida no ensino dessa disciplina no Pedro II, mediada ainda pela presença de compêndios. Isto revelou o papel de autores como Delgado de Carvalho, que tiveram influência na difusão do conhecimento sociológico, ou seja, na mediação entre um dado corpus teórico e os professores e alunos do ensino secundário.

Keywords : Organização do Trabalho Didático; Colégio Pedro II; Ensino de Sociologia; Manuais Didáticos; Delgado de Carvalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )