SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue03Circuito e fronteiras da escrita da história da educação na Ibero-America: experiência de escrita de Lorenzo Luzuriaga na Espanha e na Argentina e sua Apropriação no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

ROUSMANIERE, Kate. Historiografia da Educação Americana: pragmatismo, consenso, revisionismo e novo revisionismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2014, vol.14, n.03, pp.269-306. ISSN 2238-0094.

Este artigo sobre a historiografia da Educação Americana trata dos principais temas e autores da historiografia fundacional americana no início do século XX e, mais detalhadamente, estuda os principais desenvolvimentos acerca da teoria, do método e das áreas temáticas dos últimos trinta anos. O artigo focaliza a historiografia americana acerca da educação elementar e secundária, argumentando que, em geral, os historiadores da educação americanos apresentam uma inclinação pragmática, com ênfase no empirismo e, particularmente, direcionam o trabalho histórico para os problemas educacionais contemporâneos. O artigo é concluído com os recentes desenvolvimentos teóricos, metodológicos e temáticos do campo.

Keywords : Historiografia; História da Escola Elementar e Secundária dos EUA; Metodologia da História; Política Educacional; History of Education Quarterly.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )