SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Child labor and schooling: international issues and debates in Brazil (1890-1944)The concept of adult learner during Franco´s period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

SILVA, Rossano. As concepções educacionais de Erasmo Pilotto sobre a formação de professores nos cursos normais regionais. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.333-363. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.858.

No presente trabalho, o objetivo é analisar as concepções pedagógicas do intelectual e educador paranaense Erasmo Pilotto, as quais orientaram o desenvolvimento dos Cursos Normais Regionais (1949-1951), instituídos durante sua atuação como Secretário da Educação. Nesses cursos, o educador vislumbrou a possibilidade de enfatizar a arte e a cultura na formação do professor, em duas frentes: a dos professores envolvidos nas atividades cotidianas e a das lideranças educacionais responsáveis pelo planejamento da ação dos primeiros. Assim, com base nas contribuições de Bourdieu sobre trajetória e campo, buscou-se, por meio da análise das fontes, identificar as mudanças e as permanências do pensamento educacional de Pilotto durante seu deslocamento entre o magistério e a gestão pública.

Keywords : Formação de Professores; Intelectuais; Instrução Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )