SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Erasmo Pilotto's ideas on professional training in regional teachers´ training coursesThirty years of the History of Education Work Group: its contribution towards the establishment of the field of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

REDONDO, Eva García. A concepção de aluno adulto no franquismo. Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2016, vol.16, n.4, pp.364-392. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v16i4.851.

O presente artigo reflete sobre as iniciativas sócio-pedagógicas destinadas ao adulto durante o regime de Franco em Espanha (1939-1975). Mais especificamente, trabalhamos a respeito das ações tanto escolares, quanto profissionais e cívico-culturais que, acreditamos, melhor descrevem o aluno adulto e o pensamento único promovido pela ditadura. Para atingir este objetivo, o método histórico-pedagógico junto ao enfoque sócio-histórico tornam-se indispensáveis em nosso discurso, pois permitem, por um lado, a crítica de fontes primárias (boletins, revistas, relatórios) e secundárias (rubricadas por especialistas na temática) e, por outro, a posterior interpretação, contextualizada e racional, destas.

Keywords : Aluno Adulto; Educação de Adultos; Franquismo; Espanha.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )