SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The implementation of public education in Ceará: statistical knowledge and liberal policy (1845-1887)The state of São Paulo and its municipalities in the development of public instruction: the case of Piracicaba (1880-1910) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de História da Educação

Print version ISSN 1519-5902On-line version ISSN 2238-0094

Abstract

MORAES, Felipe Tavares de. “Um grande operario da civilisação futura dos povos da amazonia” José Veríssimo (1857-1916) e o Collegio Americano (1881-1890). Rev. Bras. Hist. Educ [online]. 2024, vol.24, e317.  Epub Mar 12, 2024. ISSN 2238-0094.  https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e317.

Este artigo analisa a experiência educacional de José Veríssimo no “Collegio Americano”, entre 1881 e 1890. Procura-se compreender as inovações pedagógicas realizadas por Veríssimo no interior do debate político entre a tradição imperial e a política científica. Em nome da educação moderna, tais inovações provocaram intensos debates sobre a sua legitimidade diante da opinião pública paraense. A partir de uma pesquisa documental e bibliográfica, considero que a experiência educacional de Veríssimo assumiu desdobramentos políticos em função dos seus pressupostos reformistas da Geração 1870. Constata-se que o “Collegio Americano” representou um espaço de organização da cultura ao defender uma educação moderna, laica, científica na sociedade civil paraense oitocentista, o que ficou evidenciado na “Questão Veríssimo Saraiva”.

Keywords : educação moderna; política científica; geração 1870.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )