SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2WHERE IS CRITICAL THEORY? EUROCENTRISM AND MARGINALIZATION IN EUROPEAN AND AMERICAN CRITICAL THEORYSOCIAL ACCELERATION AND DIGITAL CULTURE. NEW FORMS OF DOMINATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

RAMOS, SILVANA DE SOUZA. HANNAH ARENDT: NÃO SUPORTAR O MAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.71-82. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p7-20.

O artigo pretende analisar as reflexões arendtianas a respeito do mal, especialmente as encontradas em trabalhos em que a autora discute os desafios para a ação e o pensamento autônomo sob regimes políticos autoritários. Minha intenção é apresentar as consequências da experiência totalitária para a nossa compreensão da responsabilidade moral, quando se abre uma lacuna entre o passado e o presente, ou seja, quando surge um abismo que nos separa da tradição. Segundo Arendt, tanto o totalitarismo quanto os crimes realizados sob sua égide não encontram precedente ou nome registrados na história ou no pensamento. À luz de tal condição, o pensamento tradicional por si só não permite entender o significado de eventos e de ações no mundo moderno. Assim, com a ajuda de Arendt, o artigo tenta ler ambos, eventos e ações, porque eles são o único suporte capaz de orientar o pensamento de modo que se possa dar nome à experiência moderna do mal.

Keywords : HANNAH ARENDT; TOTALITARISMO; MAL; AÇÃO; PENSAMENTO; RESPONSABILIDADE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )