SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2OCCUPY, RESIST AND THE STRUGGLES ON ON-LINE SOCIAL MEDIANOTES ON THE DISTANCE LEARNING IN HIGHER EDUCATION AND PEDAGOGICAL AUTHORITY IN THE DIGITAL WORLD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

CHAVES, Juliana de Castro. KARL MARX E A TEORIA CRÍTICA: INFLEXÃO PARA A PRÁXIS DO CONHECIMENTO SOBRE MÍDIA E FORMAÇÃO. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.151-166. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p151-166.

Esse artigo tem o objetivo de discutir algumas contribuições de Karl Marx, que também são fundantes para a Teoria Crítica, no sentido de refletir a respeito da importância da práxis na produção do conhecimento sobre mídia e formação. Para fazer este debate, retomamos e priorizamos tanto as contribuições de Marx em seu diálogo com a filosofia e os economistas, economia política clássica, no que diz respeito ao método que revela e transforma a realidade, como o debate que Horkheimer realiza com os fundamentos de Marx para diferenciar a Teoria Crítica da Teoria Tradicional e alertar o quanto a produção de determinado conhecimento pode reproduzir uma sociedade desigual. Revelar as contradições, a relação entre todo e parte, superar o imediato, o aparente, para decifrar as determinações do real e abordar a produção social de qualquer objeto pesquisado, é fundamental para o conhecimento crítico. Problematizar a produção em meio ao primado da representação nos estudos sobre mídia e formação faz um giro que demarca a diferenciação dos estudos críticos e de uma práxis necessária à atualidade.

Keywords : KARL MARX; TEORIA CRÍTICA; PRÁXIS; MÍDIA; FORMAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )