SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2KARL MARX AND CRITICAL THEORY: A NECESSARY INFLECTION FOR THE PRAXIS OF MEDIA AND FORMATION KNOWLEDGESWEETNESS AND LABOR: A PEDAGOGICAL PRACTICE WITH FRACTIONS IN THE EARLY YEARS IN K-12 EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Comunicações

Print version ISSN 0104-8481On-line version ISSN 2238-121X

Abstract

RIPA, ROSELAINE. APONTAMENTOS SOBRE A MODALIDADE A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR E AAUTORIDADE PEDAGÓGICA NO MUNDO DIGITAL. Rev. Comunic [online]. 2017, vol.24, n.2, pp.167-180. ISSN 2238-121X.  https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v24n2p167-180.

Esse artigo tem o objetivo de trazer apontamentos sobre o crescimento da educação a distância no Ensino Superior no Brasil, por meio de reflexões acerca das relações entre mídia e educação no mundo digital, bem como, as perspectivas de utilização das metodologias da EaD em outros níveis e sistemas de ensino, a partir da sua implantação como modalidade educacional com a publicação da LDB nº 9394/96. Nessa perspectiva, considerando alguns dados relativos à educação a distância no Brasil retirados dos últimos relatórios técnicos do Censo do Ensino Superior, apresentaremos alguns estudos que analisam a implantação da educação a distância e sua relação com a construção de um projeto educacional que utiliza as tecnologias de informação e educação nos processos de ensino e aprendizagem. Em seguida, iremos propor alguns questionamentos sobre a docência no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, utilizando estudos que destacam reflexões sobre a autoridade pedagógica no mundo digital, tendo como perspectiva a Teoria Crítica da Sociedade.

Keywords : EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; DOCÊNCIA; MÍDIA; TEORIA CRÍTICA; ENSINO SUPERIOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )