Revista Educação e Cultura Contemporânea
Print version ISSN 1807-2194On-line version ISSN 2238-1279
Abstract
BARBOSA, Maria Carmen Silveira and RICHTER, Sandra Simonis. Formação de professores para a educação básica: tensão entre limites e possibilidades. Rev. Educ. e Cult. Contemp. [online]. 2018, vol.15, n.41, pp.31-53. Epub Oct 15, 2018. ISSN 2238-1279. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180068.
Este ensaio aborda a relação entre a formação de professores para a Educação Básica e distintos conceitos filosóficos que atuam como intercessores nos discursos e na abertura à possibilidade de promover fissuras nos modos hegemônicos de compreender e realizar a formação inicial de professores. A interlocução com Hannah Arendt, Paul Ricoeur, Martha Nussbaum e Gert Biesta permite atualizar a compreensão de formação humana como atitude encarnada em percursos coletivos e singulares; recolocar proposições que buscam superar a oscilação de ênfase na teoria ou na prática; sustentar que a docência exige “tornar-se presença” por ser uma profissão relacional; considerar a política e a ética como vida vivida e significada na própria experiência formativa no ensino superior desde o encontro com a alteridade, o reconhecimento da diversidade e a responsabilidade com os outros pelo mundo comum. A conclusão aponta que a formação de professores dirigida para a atuação educacional com bebês, crianças e jovens poderia adquirir novos contornos a partir da tensão entre ideologia e utopia como criação de outro imaginário pedagógico comprometido tanto com a retomada da força conceitual e integradora da escola, em sua dimensão de espaço social da esfera pública, quanto com a responsabilidade criadora de imaginar contextos de vida e de experiência educacional materializados no agir docente.
Keywords : Formação de Professores; Educação Básica; Formação inicial; Imaginário pedagógico..