Prezados/as Leitores/as
Em 2020, a revista de Educação Pública – REP, deu início ao processo editorial de publicação contínua em um volume anual. Está composto por um conjunto de artigos e resenhas como forma de contribuir para a diversidade das possiblidades de leituras da temática Educação em um processo constante de reinterpretação, propiciando reflexões e novos olhares, entre as teorias e as práticas de realidades plurais.
O cenário da pandemia desencadeado pela COVID-19 vem deixando marcas históricas nos tempos em que vivemos e produzimos, exigindo estratégias outras de reconstruções dos processos individuais, sociais e educativos. Lança-nos indagações: o que é importante considerar? de qual conhecimento falamos? como estamos experienciando, narrativizando e reaprendendo?
Em um contexto pandêmico, de isolamento social e, de reflexões sobre a conjuntura, aliada às experiencias vividas de trabalho remoto, de incertezas, mais do que nunca, necessitamos resistir, articulando nossas forças às valiosas contribuições de pesquisadores e pesquisadoras brasileiras/os e estrangeiras/os que insistem em deixar seus traços nesse movimento complexo e desafiador de re- significação de si, dos outros e do mundo(educativo). Produzindo “novas identificações globais e novas identificações locais” (HALL, 1997, p. 19).
Iniciamos o ano de 2021 dando continuidade ao processo de publicação contínua, apresentando o primeiro agrupamento de artigos do volume anual, destacando um conjunto heterogêneo de temas, metodologias e abordagens teórico-práticas, promissor em suas potencialidades.
É com satisfação que desejamos uma boa leitura a todos e todas e um necessário e melhor ano 2021!!