SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Literary flights with indigenous and non indigenous children from an intercultural perspective, Campo Grande, MSChildren rights and education: opening notes to think in life at the pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SOARES, Khellen Cristina Pires Correia; GRANDO, Beleni Salete  and  STROHER, Jonathan. Epistemologias do sul e educação intercultural: contribuições da formação-ação-intercultural em Cuiabá-MT. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12795.  Epub Aug 13, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12795.

Tecemos contribuições à temática Direitos Humanos e Interculturalidade em tempos de pandemia, dialogando com os estudiosos da decolonialidade e interculturalidade crítica. A leitura da realidade pautada na pesquisa-ação traz as falas de participantes da formação contínua Ikuia-Pá: história e cultura bororo na perspectiva da educação intercultural na primeira infância. Neste contexto formativo nasce o “grupo-pesquisador” e a sistematização da metodologia “formação-ação-intercultural” que pretende descolonizar fundamentando-se em epistemologias do Sul em contraposição à colonialidade do saber/conhecimento. Conclui-se que as formações de professores demandam outras proposições teóricas que possam criar novas pedagógicas capazes de promover a educação intercultural crítica na escola.

Keywords : Educação Intercultural; Epistemologias do Sul; Formação de Professores; COEDUC.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )