SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Public policies, academic productions and professional master's degrees in education: what is the place occupied by teachers?Abandonment of teaching by beginner university teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PEDRO, Luciana Guimarães  and  MELO, Geovana Ferreira. Da formação contínua de professores ao desenvolvimento docente – o grupo colaborativo e seu potencial mediador. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12487.  Epub Dec 10, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12487.

Esse artigo refere-se a uma pesquisa que objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional docente no movimento de um grupo colaborativo. Baseado na Pesquisa Colaborativa realizou-se um curso de extensão, cujas audiogravações foram analisadas segundo a proposta dos Núcleos de Significação. Concluiu-se que o grupo colaborativo se consolidou como mediador relevante para o desenvolvimento docente; que a mediação do outro e os dramas vividos pelos professores são propulsores de desenvolvimento e que as decisões pedagógicas pautadas pela afetividade são determinantes num grupo. Por fim, apresentou-se pressupostos para inspirar a construção de grupos colaborativos como proposta de formação contínua para professores.

Keywords : Desenvolvimento Profissional Docente; Grupo Colaborativo; Mediação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )