Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha and LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Círculos formativos: contribuições e desafios na formação do professor de matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12016. Epub Dec 28, 2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12016.
O estudo objetiva averiguar as contribuições e limitações dos círculos formativos, por intermédio das experiências vivenciadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública cearense, no âmbito do PIBID. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação e o diário de campo. Os círculos formativos propiciaram a integração entre a universidade e a escola, estabelecendo relações pautadas em um trabalho colaborativo, visando a aprendizagem da profissão, mediada pela equidade entre teoria e prática e pelo contato entre futuros professores e professores em exercício.
Keywords : Círculos formativos; Possibilidades/Desafios; Formação inicial do professor de matemática; Aprendizagem profissional.