SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30Mathematical curiosities in the magazine The Echo (1914-1931)Teaching identities: the renewal of the teaching profession. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha  and  LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Círculos formativos: contribuições e desafios na formação do professor de matemática. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12016.  Epub Dec 28, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12016.

O estudo objetiva averiguar as contribuições e limitações dos círculos formativos, por intermédio das experiências vivenciadas por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública cearense, no âmbito do PIBID. O estudo está ancorado na abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação e o diário de campo. Os círculos formativos propiciaram a integração entre a universidade e a escola, estabelecendo relações pautadas em um trabalho colaborativo, visando a aprendizagem da profissão, mediada pela equidade entre teoria e prática e pelo contato entre futuros professores e professores em exercício.

Keywords : Círculos formativos; Possibilidades/Desafios; Formação inicial do professor de matemática; Aprendizagem profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )