Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
PEIXOTO, Joana. Contribuições à Crítica ao Tecnocentrismo. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13374. Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13374.
A crítica ao tecnocentrismo está presente na produção acadêmica no que diz respeito às relações entre tecnologias e educação, especialmente com base no argumento de que as tecnologias não desempenham papel preponderante na transformação das práticas pedagógicas. Por outro lado, tal produção insere-se na perspectiva tecnocêntrica do determinismo tecnológico, preconizando a imperiosa inserção dessas tecnologias nas práticas pedagógicas, as quais devem incluir os avanços tecnológicos. Este artigo defende que - para superar o tecnocentrismo - é necessária uma crítica dialética, a partir do exercício de um pensamento que parte e volta ao concreto, passando pelo abstrato.
Keywords : Tecnologias e educação; Tecnocentrismo; Abstração; Lógica dialética.