Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
ALVES, Lynn. Plataformas Digitais, Crianças e Adolescentes – Construindo Interações com Segurança e Proteção de Dados. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13381. Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13381.
Este ensaio tem por objetivo discutir as tensões que emergem na interação de crianças e adolescentes em plataformas digitais, destacando o processo de dataficação, bem como os cuidados com a proteção dos dados. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura, considerando as produções dos últimos cinco anos, analisando os dados de fontes secundárias que tratam das questões acima citadas no âmbito da educação escolar. Os resultados das análises apontam a necessidade da criação de espaços formativos para os professores e estudantes, subsidiando a construção de um olhar mais crítico frente ao processo de dataficação, bem como o delineamento de estratégias de proteção de dados.
Keywords : Plataformização; Proteção de dados; Crianças; Ensino Remoto.