SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31CybertechnicismHuman Formation and Democracy: relations between digital technologies and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PEREIRA, Roberto. Dez Pontos que precisamos Discutir e Repensar na Pós-Graduação Pública. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13380.  Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13380.

A Pós-Graduação pública no Brasil enfrenta o que talvez seja o momento mais crítico de toda a sua história. Mais do que o crescente sucateamento e corte de recursos, temos sido sistematicamente atacados, descredibilizados e perseguidos em diferentes espaços sociais. Neste artigo, apresento o meu entendimento sobre o cenário em que estamos e indico dez pontos críticos que precisam ser discutidos, mudados, ou superados na nossa pós-graduação pública. Dentre estes pontos, está a necessidade de revermos entendimentos sobre avaliação e produção, de revisitarmos nossas normas e regimentos, reconhecermos as diferentes identidades dos programas, e investirmos na ciência aberta. O principal alerta que faço neste artigo é que, se ignorarmos esses pontos, continuaremos com uma estrutura distorcida e limitante que não nos permitirá avançar efetivamente mesmo com melhoras nos quadros político e econômico.

Keywords : Desafios da pós-graduação pública; Identidade dos programas; Produção; Avaliação; Credenciamento docente; Ciência aberta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )