SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31LEARNING EXPERIENCE IN REMOTE EDUCATION - the undergraduate student's view of their learningDigital Women: Challenges (to be) conquered for Actual Equity within Academy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PESCE, Lucila  and  ROCHA BRUNO, Adriana. Paulo Freire: contribuições para insurgências e resistências. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13382.  Epub June 29, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13382.

O artigo apresenta as vivências de duas professoras na gestão de Paulo Freire como secretário municipal de educação de São Paulo, mostrando o papel capital das premissas freirianas nos processos formativos das pesquisadoras. A pesquisa formação busca apresentar, por meio das aludidas vivências, conceitos freirianos basilares em suas práticas profissionais e nos estudos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa por elas liderados. Conclui que ações educacionais (re)fundamentadas sob o prisma freiriano situam-se como importantes instâncias de insurgências e resistências à perspectiva instrumental, na luta por uma educação emancipadora e solidária, tornando o inédito viável uma utopia possível.

Keywords : Educação Freiriana; Formação de Professores; Experiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )