SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31From the formative-educational process as an affirmation of the forces of life according to Nietzsche and the correlation involving art and philosophy in the film “Dead Poets Society”Financial education applied to education employees in a public school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SANCHES, Gislaine Gomes Granado  and  FRANCO, Sandra Aparecida Pires. Formação de leitores: proposta pedagógica a partir da análise dos determinantes presentes no conto “O poço” de Mário de Andrade. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e13780.  Epub Oct 24, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.13780.

Este trabalho objetiva analisar os determinantes constituintes na obra "O poço" e demonstrar que o trabalho pedagógico com a Leitura Literária desenvolve o pensamento e o senso crítico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico e dialético, destacando os determinantes psicológico, econômico, trabalho e educacional. Como resultado, verificou-se que o trabalho com os determinantes oferece uma imersão ao texto, gerando novas possibilidades de interpretação e compreensão da obra. Além disso, o ato de ler desenvolve o pensamento, dá condições para o leitor entender a realidade, perceber e refletir sobre as injustiças sociais.

Keywords : Educação; Leitura Literária; Formação de Leitores; Trabalho Pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )