SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31Language games expressed by riparian students in the subsistence fishing in the surroundings of Xingu riverAFFIRMATIVE ACTION AND HIGHER EDUCATION POLICIES: NUANCES ON THE INSTITUTION OF HETEROIDENTIFICATION BANKS AT THE FEDERAL UNIVERSITY OF RONDÔNIA AND FEDERAL UNIVERSITY OF AMAZONAS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

PINHO, Vilma Aparecida de  and  SILVA, Maria Madalena Silva da. IOLANDA DE OLIVEIRA: TRAJETÓRIA, CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. R. Educ. Públ. [online]. 2022, vol.31, e14209.  Epub Dec 09, 2022. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.14209.

Este artigo busca discutir o legado de Iolanda de Oliveira, em especial, sua trajetória e as suas concepções e contribuições sobre a educação antirracista na sociedade brasileira. O método utilizado na pesquisa foi a história de vida com uso de documentos. A professora e pesquisadora negra apresenta uma luta incansável contra o racismo em diversos espaços e níveis de formação de professores; criou e participou de diversas ações que se configuram em estratégias de promoção da educação da população negra – o concurso negro, as comissões de avaliação de bolsistas da Fundação Ford e o GT Relações étnico-raciais da ANPED.

Keywords : Iolanda de Oliveira; trajetória; educação antirracista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )