SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue64The discourses around the gender ideology, the gay kit and homophobia in the Pedagogy course at a state university in BahiaThe constitution of teaching of civil engineers teachers: determining factors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SOLON, Thiago Falcão  and  FALCAO, Giovana Maria Belém. Identidade docente no contexto do Atendimento Educacional Especializado: constituição e idiossincrasias. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.207-224.  Epub Jan 05, 2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1834.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a constituição da identidade de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando os aspectos e idiossincrasias participantes desse processo. O texto, no formato de ensaio teórico, discute o conceito de identidade docente, bem como as características e especificidades relativas à constituição identitária no contexto do AEE. Como resultados, conclui-se que tratar da identidade dos professores do AEE é refletir sobre a complexidade de fatores que envolvem a constituição desses sujeitos, perpassando aspectos sociais, pessoais e profissionais. O trabalho dos docentes do AEE também merece atenção, uma vez que eles são vistos como os responsáveis por contribuir com a inclusão de estudantes com deficiência na escola. Esse processo tem sido desafiador e, sobretudo, histórico, dado o risco de uma adesão passiva ao modo como o professor do AEE foi sendo definido ao longo do tempo. Desse modo, faz-se necessária a ampliação dessas discussões, para que se pense uma identidade docente no contexto do AEE mais autônoma, crítica e emancipada.

Keywords : identidade docente; Atendimento Educacional Especializado; inclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )