Revista Internacional de Educação Superior
On-line version ISSN 2446-9424
Abstract
SOUSA, José Vieira de. Cenários e Desafios da Universidade na Economia do Conhecimento. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022014. Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8663806.
Neste artigo analisam-se cenários e desafios da universidade na economia do conhecimento, considerando sua inserção no campo mais amplo da educação superior formado pela pluralidade de atores e instituições interessados em sua dinâmica. A noção de campo formulada por Pierre Bourdieu constitui importante construto teórico-metodológico para análise da educação superior na sociedade contemporânea. Historicamente, a universidade revela-se como porta de entrada e espaço privilegiado para construir caminhos e soluções para desafios apresentados, ao longo do tempo, à sociedade. No mundo globalizado, a universidade atua em um terreno de incertezas e contradições, ao mesmo tempo que configura um componente indiscutível para o desenvolvimento do projeto político dos países. Na competitiva educação superior contemporânea, o conceito de world-class universitie vem sendo disputado e construído com base em padrões e critérios globais diretamente associados às classificações feitas pelos rankings internacionais.
Keywords : Educação superior; Universidade; Economia do conhecimento; Universidade de classe mundial; Rankings internacionais.