Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
RODRIGUEZ, LAURA ROBERTA. AS ALIANÇAS ESTADO / EMPRESAS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NA ARGENTINA EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XXI: DA FILANTROPIA AO IMPACTO NA POLÍTICA EDUCACIONAL. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.15-33. Epub Dec 06, 2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.89877.
O artigo apresenta o progresso de uma pesquisa cujo objetivo é identificar e caracterizar a forma e o conteúdo das alianças público-privadas na educação, as mudanças nos limites entre o público e o privado na política de educação, e suas consequências para a democratização da educação pública na Argentina nas décadas recentes. Com uma abordagem qualitativa, e através de buscas na Internet e análise de fontes documentais, as transformações mais recentes de discursos, atividades e alianças com diferentes níveis do Estado argentino no campo da educação foram reconstruídas em dois casos de Fundações Empresariais: Arcor e Bunge & Born. Essas transformações estão relacionadas a mudanças nas capacidades do Estado, aos fenômenos de hibridização das instituições educativas, além das transformações gerais do capitalismo, particularmente as formas pelas quais a contradição entre capital e trabalho é resolvida.
Keywords : Alianças público-privadas; Educação; Fundações empresariais; Política educativa.