Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
OLIVEIRA, LORENA ALVES DE and CAMPOS, MARILENE DE SOUZA. Variações locais na implementação de políticas públicas de educação integral: estudo de casos de duas escolas da rede pública estadual do município de Patos de Minas/MG. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.998-1017. Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95808.
Este estudo de caso duplo teve por objetivo avaliar se a implementação da política pública da escola em tempo integral em duas escolas da rede pública estadual de Patos de Minas/MG produziu variações em relação ao modelo previsto nas normas estaduais. Combinou-se a pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Realizou-se análise temática de conteúdo de 16 entrevistas, por meio do Programa Atlas TI 7.0. A normativa prevista é implementada parcialmente por falta de recursos materiais, financeiros, humanos, espaço físico e interesse da comunidade.
Keywords : Política pública; Educação integral; Variações.