Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
ANDRADE, ANTONIA COSTA; COSTA, MARIA DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS; FIGUEIREDO, ARTHANE MENEZES and CABRAL, MARIA DA CONCEIÇÃO ROSA. As interfaces da relação público-privada na Formação de Professores/as: A BNCC e o lugar das universidades na Região Norte do Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e122805. Epub Oct 02, 2023. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.122805.
Esta pesquisa objetivou analisar as interfaces da relação público-privado com a execução de políticas de formação docente, em particular na implementação da BNCC na Região Norte do Brasil. Trata-se de um estudo documental com base em Fairclough (2010), pautado no Materialismo Histórico e Dialético. Os resultados apontam o aparelhamento e influências das instituições privadas, fortalecendo a mercantilização da formação docente, com reduzida presença das universidades.
Keywords : Políticas de Formação de professores; Público-privado; Educação Superior; BNCC; Região Norte.