Educação & Formação
On-line version ISSN 2448-3583
Abstract
ROSSI, Emili; BITTENCOURT, Zoraia Aguiar and MARQUEZAN, Fernanda Figueira. As contribuições do professor universitário para o engagement acadêmico. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.3, e4609. Epub Aug 11, 2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4609.
A pesquisa objetivou compreender como o professor universitário contribui para o engagement acadêmico no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, Rio Grande do Sul, na perspectiva de estudantes do curso. Para tal, foram entregues 139 questionários a estudantes de diferentes semestres do curso contendo perguntas relacionadas à identificação do perfil dos professores e de aulas que atraem e envolvem os estudantes. Os resultados foram divididos em duas categorias - (I) Características e práticas docentes valorizadas pelos estudantes e (II) Projeções dos estudantes para seus futuros profissionais - e analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Conclui-se que as contribuições dos professores para o engagement estudantil se dão por meio de propostas de aprendizagem ativa, vivências significativas e uma relação de confiança e segurança entre professor e alunos. Por fim, considerando a ausência de instrumentos brasileiros para avaliar o engagement acadêmico, são apresentados possíveis indicadores de como instrumentalizar esta avaliação.
Keywords : Educação Superior; Engagement acadêmico; Aprendizagem; Professor universitário.