SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10Effects of "the scientists" kits on the development of scientific behaviors in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PATORE, José  and  CEOTTO, Eny E.. Diferenciais de salários de engenheiros, economistas e pessoal de ciências básicas. Cad. Pesqui. [online]. 1974, n.10, pp.3-12. ISSN 0100-1574.

Este artigo tem como principal objetivo analisar a variação salarial entre e dentro de três categorias profissionais de nível superior: Engenharia, Economia/Administração e Ciências Básicas. Na primeira parte do estudo, procura-se verificar se as diferenças salariais encontradas se devem ao título profissional conquistado pelos integrantes de cada grupo profissional. Em segundo lugar, examina-se a influência de cinco variáveis individuais - idade, tempo de firma, tempo no cargo, importância funcional e capacitação profissional - na determinação dos salários dentro de cada categoria de profissão. Principais conclusões: o tipo de treinamento e o título profissional conquistado pelos integrantes das três categorias de profissão estudadas constituem fator fundamental para explicar as variações de salário observadas. Dentro dos grupos, enquanto o fator tempo parece afetar sensivelmente o salário de engenheiros e economistas/administradores, para o pessoal de ciências básicas, o cargo ocupado na estruturação hierárquica da empresa pesa mais na fixação de seus padrões salariais.

Keywords : Diferenças salariais; Qualificação profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )