SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Um estudo quantitativo sobre a reprovação no curso primárioConcepção do papel de psicólogo escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MELLO, Guiomar Namo de. Observação da interação professor-aluno: uma revisão crítica. Cad. Pesqui. [online]. 1975, n.12, pp.19-28. ISSN 0100-1574.

O presente trabalho constitui uma revisão dos estudos de observação da interação professor-aluno. A partir do conceito de competência do professor, defende a validade da observação da interação em sala de aula como metologia de pesquisa e avaliação do ensino. No estabelecimento do estado teórico do desenvolvimento dessa área de estudos, faz um histórico dos trabalhos mais significativos e levanta os principais problemas conceituais e metodológicos que os estudiosos da interaçãoo professor-aluno têm enfrentado. Conclui apontando algumas perspectivas para a investigação da validade empírica dos métodos de observação da interação em sala de aula.  

Keywords : Relações professor-aluno; Análise crítica .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )