SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Efeitos da estimulação escolar na realização de crianças em vários estados nutricionais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

OLIVEIRA, Luiz Marcellino de  and  LEVITSKY, David A.. Efeitos dos choques a intervalos variáveis sobre o comportamento alimentar de ratos subnutridos. Cad. Pesqui. [online]. 1979, n.29, pp.111-124. ISSN 0100-1574.

Foi desenvolvida uma técnica para analisar cronicamente os efeitos de choques a intervalos variáveis, sobrepostos a um procedimento de alimentação livre. Os animais (8 ratos, wister, machos, adultos) 4 subnutridos durante a lactação (12% de caseína) e 4 controles (dieta com 25% de caseína)podiam obter todo o alimento necessário para a sobrevivência em sessões diárias (durante o ciclo noturno) através da resposta de pressão à barra mantida com comida em esquema de CRF. A água era mantida ad libitum. Durante as outras 12 horas (ciclo diurno) os animais dos dois grupos eram mantidos na gaiola viveiro com água ad libitum, mas sem comida. Depois de obtida uma linha de base estável, foi iniciada a apresentação de CS (luz - duração de 30 segundos) seguida de US (choque - duração de 15 segundos) a intervalos variáveis, de 6 a 48 choques por sessão de 12 horas, independentemente do comportamento dos animais. A intensidade do choque foi de 1,0mA e 2,0mA. Foi introduzida uma plataforma do lado oposto à barra que permitia aos animais fuga ou esquiva dos choques. Os animais subnutridos aprenderam antes e mantiveram uma porcentagem muito maior de esquiva que os animais do grupo-controle. Os animais subnutridos também mostraram uma melhor adaptação à situação aversiva ("stress") alterando acentuadamente o padrão alimentar (diminuíram o número e aumentaram o tamanho e a duração das refeições), mantendo, entretanto, o total de alimento e água ingeridos por sessão em níveis bastante semelhantes aos da linha de base, o que não ocorreu com o grupo-controle, que mostrou grandes decréscimos na ingestão de água e comida. Os autores discutem as vantagens deste procedimento para a análise do comportamento alimentar, alguns possíveis interpretações dos lados obtidos e sugerem outros experimentos possíveis com esta linha de base.

Keywords : Subnutrição; Zootecnia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )