SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue34Desenvolvimento da capacidade de identificação perceptiva em pré-escolares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LEWIN, Zaida Grinberg. Tempo conceitual e sucesso escolar. Cad. Pesqui. [online]. 1980, n.34, pp.3-20. ISSN 0100-1574.

A relação entre reflexão/impulsividade (conforme avaliada pelo teste de Combinação de Figuras Familiares elaborado por Jerome Kagan) e qualidade de desempenho escolar, foi examinada em 298 crianças de 1ª série. Procedimentos para determinar a validade e fidedignidade do referido teste foram utilizados. Os principais resultados da pesquisa indicam: (1) a existência de uma correlação inversa entre latência de resposta e número de erros; (2) crianças reflexivas apresentam melhor desempenho escolar que as impulsivas. Dados relativos a outros estilos de resposta foram incluídos numa tentativa de se obter melhor compreensão dos fatores que influenciam a qualidade de desempenho escolar. Métodos alternativos de classificação dos sujeitos foram também utilizados e seus resultados comparados. Os dados têm implicações para o entendimento da natureza dos diferentes níveis de desempenho escolar constatados em alunos de 1ª série, bem como sugerem a necessidade de estratégias educacionais específicas para o desenvolvimento das habilidades reflexivas do pensamento.

Keywords : Rendimento escolar; Desenvolvimento cognitivo; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )