SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Escuela, marginalidad y contextos en Colômbia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SAVIANI, Dermeval. As teorias da educação e o problema da marginalidade na América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.42, pp.8-18. ISSN 0100-1574.

De acordo com estimativas relativas a 1970, “cerca de 50% dos alunos das escolas primárias desertavam em condições de semi analfabetismo ou de analfabetismo potencial na maioria dos países da América Latina” (Tedesco, 1981, pag.67). Isto sem se levar em conta o contingente de crianças em idade escolar que sequer têm acesso à escola e que, portanto, já se encontram ”a priori” marginalizadas dela.

Keywords : Marginalidade; Teorias de educação; América Latina; Pedagogia tradicional.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )