SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42La escuela primaria en Venezuela: clases sociales, circuitos de escolarización y prácticas pedagógicasEl impacto del pre-escolar en los niños de sectores populares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

KRAMER, Sonia. Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cad. Pesqui. [online]. 1982, n.42, pp.54-62. ISSN 0100-1574.

O fracasso escolar de parcelas significativas das crianças oriundas das camadas populares nos anos iniciais da escolaridade constitui traço marcante do sistema de ensino brasileiro e latino americano em geral. No Brasil, a partir da década de 70, a política educacional tem dado grande destaque à necessidade de oferecer a essas crianças, experiências que as levem a compensar suas “deficiências”. O pressuposto dessa política é o de que o fracasso acontece porque as crianças não estariam suficientemente preparadas para tirar proveito satisfatório da escola.

Keywords : Educação compensatória; Fracasso escolar; Carência cultural; Democratização da educação; Processo de ensino-aprendizagem.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )