SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49Efeito da educação pré-escolar formal sobre o rendimento escolar de crianças no final do primeiro ano básico: um estudo de acompanhamento no ChileA pesquisa qualitativa e o estudo da escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

BERNSTEIN, Basil. Classes e pedagogia: visível e invisível. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.49, pp.26-42. ISSN 0100-1574.

Neste texto Bernstein discute o significado da tendência predominante na educação pré-escolar, que ele denomina de "pedagogia invisível". Examinando suas características e pressupostos ele identifica esta tendência com os valores e hábitos da "nova classe média" dos países capitalistas avançados, discutindo as conseqüências da adoção desta pedagogia para crianças de diferentes camadas sociais, nos vários níveis escolares.

Keywords : Educação pré-escolar; Pedagogia; Aprendizagem; Classe média.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )