SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue50Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativoEnsino da saúde: interesses na área de saúde de escolares adolescentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CONTE, Doracy Soares. Associação entre rendimento escolar e indicadores de eficiência de professores: o caso de Brasília e cidades satélites. Cad. Pesqui. [online]. 1984, n.50, pp.29-39. ISSN 0100-1574.

Duzentos e cinqüenta professores e 2.500 alunos de escolas públicas e particulares de Brasília e cidades satélites foram testados quanto à eficiência docente e desempenho acadêmico do alunado. Características de professores, tais como, educabilidade, interesse cultural e experiência, compuseram um índice de eficiência profissional, que foi correlacionado com desempenho acadêmico dos alunos e categorizado por localização geográfica (Brasília e cidades satélites) e dependência administrativa (escolas públicas e particulares). O objetivo do estudo foi medir o grau de eficiência dos professores, bem como comparar os dois estratos geográficos e dois tipos de escola. Os resultados mostraram (1) que existe associação significativa entre rendimento escolar das crianças e eficiência dos professores; (2) que estudantes e professores das escolas particulares tiveram escores mais altos que os das escolas públicas, nas variáveis de interesse e (3) que os corpos docente e discente de Brasília superaram os das cidades satélites em eficiência docente e desempenho discente.

Keywords : Rendimento escolar; Prática de ensino; Brasília.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )