SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue52Repensando a prática de alfabetização: as idéias de Emilia Ferreiro na sala de aula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FRANCHI, Eglê Pontes. A pós-alfabetização e um pouco de compreensão dos erros das crianças. Cad. Pesqui. [online]. 1985, n.52, pp.121-124. ISSN 0100-1574.

Vencida a primeira etapa de aprendizagem da leitura e escrita, terá lugar o desenvolvimento da pós-alfabetização, aquela fase superior do próprio processo de alfabetização onde começa haver o domínio mais operativo das atividades de leitura e escrita. Normalmente esse momento não acontece só no final da 1º série mas se estende durante as 1ºs séries do 1º grau e até mais adiante ainda, mormente se considerar que o domínio da língua escrita e falada se deve vincular ao dimínio cada vez maior de diferentes instrumentos conceituais e metodológicos para adequação à expressão e comunicação em situações discursivas e sociais diversificadas e à crítica e compreensão dos vários modos de organizar e representar a realidade.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )